Para que seu computador seja de qualidade e não te deixe na mão nos momentos mais importantes, é preciso que você tenha o melhor processador Intel. Afinal, é a partir dele que o comando da sua CPU irá performar de maneira apropriada.
Para isso, existem vários modelos disponíveis que atendem à todas as necessidades. Há modelos para trabalhar, rodar seus jogos preferidos ou até tarefas os mais simples, para uso doméstico.
Ao longo do post, você descobrirá as características que fazem o processador ser o melhor dentre tantos outros. Além disso, nossos especialistas elaboraram uma lista com os seis melhores dispositivos, que entregam excelente desempenho e habilidade acima da média.
Melhores Processadores Intel de 2024
Índice
Existem alguns processadores para PCs além da Intel disponíveis. Entretanto, ela se tornou referência tecnológica neste segmento devido aos seus testes de qualidade e performance. Confira a seguir, os modelos que nossos experts recomendam:
- Intel Core i9-13900K;
- Processador Intel core i3-10100f 3.60ghz;
- Intel Core i7-13700K;
- Intel Processador Core i5;
- Processador Intel Core i7-10700,
- Processador Intel Core i7-10700.
Review dos 6 Melhores Processadores Intel de 2024
Após muitos testes e observações, nossa equipe escolheu os seis melhores processadores da marca Intel. Dentre eles estão modelos desbloqueados e bloqueados que têm ligação com o overclock e a sua velocidade.
A família escolhida é a Core, uma das mais bem conceituada no mercado, pois atende aos objetivos de uso doméstico mais simples e a gamers da mesma forma.
Todas as gerações dessa família estão presentes na lista com a finalidade de ajudar o consumidor a ter o mais indicado em sua casa.
1
Melhor Escolha
Intel Core i9-13900K
O primeiro processador da nossa lista apresentou um desempenho superior ao demais segundo nossa equipe de especialistas.
A empresa californiana coloca no mercado o seu melhor processador Intel. Ele é ideal para quem usa games avançados, com tarefas que exigem mais do processador.
Com seus 24 núcleos disponíveis e 32 threads, ele demonstra uma rapidez e agilidade incomparáveis em comparação com os processadores de marcas concorrentes e até mesmo da Intel. Em contrapartida, continua sendo um dispositivo que consome muita energia.
No entanto, o modelo conseguiu ser melhor em termos de desempenho comparado com os seus antecessores. Antes, a Intel tinha problemas na função de multitarefa, mas com o i9-13900k, isso mudou. Por isso, ela se tornou referência no mercado.
A arquitetura de função híbrida presente na 12ª geração permanece nesse modelo. Os seus núcleos de eficiência e de performance conseguem ser utilizados de maneira dinâmica conforme os comandos no sistema.
A Raptor Laker que é o codinome da Intel, traz ainda configurações básicas dos antigos modelos. Com isso, caso esteja desatualizado, não será um problema no processamento.
A comunicação entre seus módulos aumentou para 600 MHz com 1,2 MB de memória em cache 2. Os clocks presentes também são maiores, possuem 5.8GHz e o máximo de seu TDP é de 253W.
Prós:
Velocidade na troca de comandos,
Consegue suportar memórias de DDR4 e multitarefa.
Contras:
Preço elevado.
2
Custo Benefício
Processador Intel Core i3-10100f 3.60ghz
Nossa equipe testou o processador i3 – 10100 F que é um dispositivo de entrada. Mas, apesar disso, ele entrega eficiência para quem quer uma boa tecnologia para o seu computador por preço acessível.
O modelo é da 10ª geração. Contudo, recebeu atualizações e agora tem um processador de oito threads e é possível usá-lo para rodar jogos que exijam um pouco mais dessa especificação. Diferente do nosso primeiro colocado, ele não vem desbloqueado.
Isso o limita se for necessário aumentar o seu desempenho do processador instalado. Com o bloqueio, não é possível executar jogos com gráficos mais avançados, como em 3D, por exemplo, que são mais complexos.
As plataformas anteriores agora não estão mais compatíveis com o I3. Será preciso usar uma placa-mãe com a funcionalidade de LGA 1200. Com quatro núcleos, a sua frequência tem capacidade máxima de 4.3GHz.
Essa definição possibilita uma velocidade satisfatória, de acordo com o que ele promete ao consumidor. Mesmo sendo um modelo inferior, consegue realizar a função de multitarefas semelhante ao i7.
Prós:
Bom custo benefício;
Fácil instalação,
Bom desempenho.
Contras:
Não possui placa de vídeo.
3
nao
Intel Core i7-13700K
O i7-13700K entra em nossa lista na terceira colocação. A grande maioria de suas especificações se assemelha ao Intel i9-13900 pela sua arquitetura híbrida, os 24 MB de cache em nível 2, bem como por também vir desbloqueado para overclock.
Possui 5,4 GHz, mas pode funcionar a 6 GHz, ou até mesmo passar dos 8 GHz com o overclock. De acordo com as pesquisas feitas pela Intel, o aumento da performance com as novas atualizações é notório.
Além disso, oderece ainda cerca de 15% de ganho em relação ao thread e 41% se comparados com a geração anterior ao i7. A sua compatibilidade é com placas-mãe da Intel 600 e com as que têm como base, a chipset de 700.
Mas antes de instalar, será necessário conferir a necessidade de uma possível atualização do BIOS. Um ponto negativo em seu processador é não ter uma solução térmica, pois ele é desbloqueado.
Quando se realiza o overclock, a temperatura tende a ser superior pelo fato de o desempenho também aumentar. Dessa forma, não tendo a solução térmica, ele esquentará e será preciso um resfriador para exercer essa função.
A memória passou por uma melhoria e agora possui um suporte de 5600 MT\s, isso quando se coloca uma memória por canal. A operação chega a ficar 900MHz mais veloz.
Prós:
Rápidez na execução dos comandos;
Arquitetura híbrida,
Suporta DDR5.
Contras:
Esquenta mais do que o esperado por não ter uma solução de aquecimento elevado.
4
nao
Intel Processador Core i5-13600KF
Nossa quarta escolha é o i5-13600KF que, por ter um desempenho acima da média, se parece muito com um i7 ou até um i9. Sem dúvida, é um ótimo processador Intel seja para o trabalho, para usar em casa ou para jogar seus games favoritos.
Ele é o mais simples da 13ª geração, mas consegue garantir um bom funcionamento devido às suas especificidades de qualidade. Seus 14 núcleos estão divididos em 6 núcleos, ligados a performance e 8 relacionados à eficiência do processador.
Essa união entrega um dispositivo robusto, um pouco mais simples, mas bem superior aos demais da sua família. O seu desbloqueio permite o overclock que proporciona um desempenho máximo.
Assim como o i9 e i7, ele vem com a mesma arquitetura híbrida e disponibiliza um ganho de performance em suas threads. Ademais, ele também é compatível com placas-mães de 600 e de 700, essa última precisa ter uma base em chipset.
O i5 não vem com uma solução térmica igual ao i7. Então, quando aumenta o seu clock de 5,1 GHz, a temperatura irá subir. Ao testar o modelo, percebemos a necessidade de colocar alguns gráficos discretos na CPU.
Esse processador não vem com essa tal função. Por isso, pode ocorrer alguma lentidão caso pretenda jogar com este dispositivo. É um processador intermediário da marca, mas ele desempenha um papel bastante satisfatório devido às suas atualizações.
Prós:
Arquitetura híbrida;
14 núcleos,
Desbloqueado para overclock.
Contras:
Necessidade de instalar alguns gráficos discretos.
5
nao
Processador Intel Core i7-10700
O i7-10700 é um processador da 10ª geração e traz consigo, com ele mudanças que a Intel desenvolveu. Se você quer um processador para renderizar vídeos e rodar jogos sem gastar muito, então, este pode ser o melhor processador Intel para você!
Vem com 8 núcleos e 16 threads, sendo o terceiro processador da nossa lista que tem o menor núcleo. Contudo, ainda consegue realizar funções em multitarefas e apresenta um bom gráfico devido a sua placa de vídeo da INTEL UHD GRAPHICS 630.
É possível rodar jogos em 4K por causa da sua tecnologia HDR 4K. Seu cache é de 16MB, mesmo não tendo a função de overclock, ele é turbo. Com isso, a sua frequência pode chegar a 4,80 GHz, potencializando o seu desempenho.
Prós:
Consegue ser uma boa solução de processador de uma geração antiga comparada com as demais atualizações;
Placa de vídeo integrada,
Solução térmica.
Contras:
Essa versão não permite overclock.
6
nao
Processador Intel Core i5-10400
O i5 é o último da lista escolhida por nossos especialistas. Possui 6 núcleos e 12 threads e, assim como a nossa quinta escolha, ele é turbo. Então, de 2,9 GHz pode elevar para 4,80 GHZ de frequência em clock.
Um dos seus grandes diferenciais é a tecnologia de Memória Intel Optane que ele suporta, os seus arquivos e os que você mais acessa ficam na memória a longo prazo. Aliás, ela também memoriza mesmo quando a CPU estiver desligada.
Outra função que ele possui é a Tecnologia Intel Hyper-Threading que permite realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, assim como os demais modelos.
Prós:
Placa de vídeo integrada;
Instalação rápida,
Cooler incluso.
Contras:
Alguns jogos não rodam com rapidez no computador.
O Que Comparar nos Processadores Intel?
Para ter o melhor processador Intel, é preciso comparar as suas características. Talvez, para pessoas leigas, isso possa ser uma preocupação.
Por isso, a nossa equipe de experts, pensando em auxiliar o leitor, reuniu as principais funções que um processador possui. Além disso, eles explicam como deve ser o desempenho de cada uma delas para atender bem às necessidades de cada usuário.
Todas elas estão relacionadas à temperatura, velocidade, conexões com placa mãe e as multitarefas em conjunto. Confira a seguir:
Núcleos do processador
A ideia do núcleo é que, quanto mais núcleos o processador possuir, melhor. Afinal de contas, ele afeta diretamente o processamento do dispositivo.
A sua função é de ser um mini processador que trabalhará com os demais núcleos. Juntos, executarão diversas tarefas de forma simultânea.
Quanto mais núcleos tiver, melhor será o seu desempenho. Hoje em dia, a Intel conta com processadores de 2 a 56 núcleos. Caso você deseje uma CPU doméstica, oito núcleos já são suficientes.
Para usuários mais exigentes, que façam gráficos ou joguem games avançados, ter um processador de 16 núcleos ou mais lhe garantirá um desempenho sem problemas.
Divisões do processador (Threads)
As threads são as divisões de um processador responsáveis pelos trabalhos individuais. Desse modo, o processador terá um desempenho superior conforme a quantidade de threads possuir. Quanto mais, melhor!
Para ser líder no mercado nesse quesito, a Intel disponibiliza ao seu consumidor, de 8 a 36 threads. Por outro lado, os outros processadores possuem apenas 8 a 20 threads.
Além disso, a marca vem com a tecnologia Hyper-Threading, que consegue fazer com que o thread seja reutilizado por mais de uma vez. Ele colabora para que o processador seja mais rápido e eficiente mantendo sua performance.
Família e geração do processador
Outra coisa que precisamos avaliar antes da compra, são a família e a geração do processador. A Intel dividiu as famílias em quatro linhagens: Celeron, Atom, Core, Pentium e Xeon.
Elas indicam qual o melhor processador para o objetivo de cada usuário. A família Core é ideal, pois consegue oferecer uma performance destinada para pessoas que jogam, fazem uso de aplicações gráficas e etc.
Mas, caso você realize apenas funções mais básicas, a nossa sugestão são as famílias Atom, Celeron e Pentium.
A Xeon serve para projetos mais elaborados que sejam armazenados na nuvem, e utilizados por empresas ou organizações que tenham data centers. Se existe família, então, também existem gerações, e a Intel as utiliza.
A família Core, por exemplo, é representada pela letra i, seguida de números que começam pelo 3 e segue o 5, 7 e 9. Dessa forma, o i3 é o mais básico. Enquanto o 9 é o mais avançado e referência no mercado.
Clock
O Clock é a parte do processador que determina a sua velocidade. A explicação é simples: se o valor for maior, a sua rapidez no processamento será maior também. Assim, os comandos feitos no processador serão ágeis.
Em se tratando da Intel, ela oferece um valor de clock que varia de 1,8 GHz até 5,o GHz. Computadores domésticos mais básicos, disponibilizam de 2,2 GHz até 4,2 GHz. Essas especificações estão descritas nas características do produto.
Em se tratando da Intel, ela oferece um valor de clock que varia de 1,8 GHz até 5,o GHz. Computadores domésticos mais básicos, disponibilizam de 2,2 GHz até 4,2 GHz. Essas especificações estão descritas nas características do produto.
Por isso, o dispositivo aponta a velocidade mínima e máxima que o processador pode desempenhar.
Pessoas mais experientes podem tentar realizar o overclock. Ele consegue expandir a velocidade do dispositivo além do que o fabricante informa. Um clock maior faz com que a temperatura suba, mas isso deve ser feito por especialistas.
Alguns modelos indicam podem executar essa função. Ao seu número de série, há um acréscimo da letra K, demonstrando a possibilidade do overclock. A Intel tem alguns produtos que permitem isso.
TDP do processador
Essa é a parte que regula a temperatura de um processador. Nossos especialistas explicam que ele aponta o calor que o computador produz em situações de tarefas de média e alta complexidade.
Uma CPU com o melhor processador Intel exige que ele tenha uma temperatura elevada.
Consequentemente, ele precisará de uma fonte de energia ideal, para que ele não trave ou tenha um mau funcionamento.
A Intel testa todos os seus processadores até o máximo desempenho possível, para que o usuário possua um dispositivo de qualidade.
A Intel testa todos os seus processadores até o máximo desempenho possível, para que o usuário possua um dispositivo de qualidade.
Soquete que o processador suporta
O soquete é o responsável por prender o processador à placa mãe. Assim, ele evita que ocorra um dano ou que ainda se mova e perca a sua conexão. A variação do modelo de soquete vai depender da placa mãe instalada.
Atualmente, existem quatro modelos: LGA, BGA, PGA e ZIF. Eles se diferem pela forma que é conectada ao processador. O LGA, que é comumente usado pela Intel, tem os pinos ligados à placa mãe.
O BGA é uma modificação do PGA que tem a sua conexão por diversos pinos. Já o ZIF, também é uma variante do PGA, mas com algumas melhorias nos pinos.
Placa de vídeo integrada
Ter uma placa de vídeo integrada é um diferencial. Por isso, é essencial observar essa característica antes da compra. A maioria dos dispositivos da Intel possui essa tecnologia adicionada.
Para saber qual processador tem essa adequação, basta verificar se você encontra nome Intel Graphics HD em sua especificação.
A potência do dispositivo vai definir o modelo ideal para atender a cada necessidade. A funcionalidade adicionada realiza o encargo de uma placa gráfica.
Memória cache
Outro componente essencial para a velocidade do processador é a memória do seu cache. Ela é a conexão entre o computador e a sua memória na área da transferência de dados. Isso reduz o tempo que a máquina fica ociosa.
A memória cache é mais rápida do que a memória RAM em termos de acesso ao CPU, ou quando usamos apenas um programa por um período maior.
Os processadores Intel possuem uma tecnologia chamada de Smart Cache, ela consegue gerenciar a velocidade de forma instruída. Os modelos da marca variam de 4 a 32 MB e são instalados de acordo com cada fabricante.
Acompanhe o vídeo a seguir:
Qual o Melhor Processador Intel?
O primeiro produto da lista foi eleito como o melhor processador Intel. Afinal de contas, o Intel Core i9-13900K reúne tudo que há de melhor em processadores da Intel.
Seus núcleos e threads avançados possibilitam comandos rápidos e sem travamentos durante o funcionamento.
Seus núcleos e threads avançados possibilitam comandos rápidos e sem travamentos durante o funcionamento.
Melhor Processador Intel Custo Benefício
O Processador Intel core i3-10100f 3.60ghz, segundo produto da lista, tem apenas quatro núcleos por ser um dispositivo de entrada.
Entretanto, para tarefas que não exijam tanto, esse processador é o ideal. Então, você terá um bom processador por um valor bem abaixo do top de linha, mas sem encontrar dificuldades.
Qual a Melhor Linha de Processador Intel?
A família i9 da Intel é a mais recomendada por nossos especialistas. Atualmente, ela oferece os melhores processadores da Intel com diferentes funções, tecnologias e preços.
Contudo, existe uma previsão de que novos processadores da marca cheguem ao mercado no segundo semestre de 2023.
Eles prometem ser superiores ao i9. As atualizações irão entregar mais potência e qualidade para os consumidores mais exigentes.